A GOTINHA AMIGA – TEATRO DE FANTOCHES

O Instituto Acqua Brasil está buscando captação para o projeto A Gotinha Amiga, um teatro de fantoche que resgata a tradição da idade média de contar histórias.

O projeto lúdico e educativo que tem como objetivo sensibilizar alunos do ensino fundamental sobre a importância da preservação da água e do seu uso consciente. Para que esta sensibilização seja mais efetiva, buscamos inspiração em uma manifestação cultural nascida no início da idade média, o teatro andante, feito em carroças que circulavam pelas vilas levando cultura e entretenimento para a população. Pequenos grupos populares que passaram a improvisar apresentações em carroças – montavam os palcos sobre estas carroças – e assim se deslocavam de uma praça para outra. Este tipo de encenação popular trouxe novas formas de relacionamento entre o ator e a plateia: um teatro dinâmico que abordava temas mais populares e menos religiosos.

O Espetáculo

Um menino (boneco) conhece uma Gotinha (boneco). Eles são amigos inseparáveis e passam o tempo brincando juntos. Um vilão com a intenção de destruir a Gotinha aparece na história. Ele cria varias “armadilhas” para acabar com a vida da Gotinha: faz furos em canos, polui lagos e joga lixo nas represas, incita o desperdício de água, derruba florestas nas áreas de nascentes para secar os rios etc. Mas a Gotinha sempre escapa das armadilhas do vilão ajudado por seu grande amigo: o menino. Cada vez que eles superam uma armadilha, o vilão se torna mais fraco até, que sem forças, deixa a Gotinha viver em paz!

O projeto está incentivado pela Lei Rouanet. Mais informações e contato com Fabio Cajado  pelo telefone 11 99968-3877.